Participação da FITT Livre no G20
O Presidente da FITT Livre e Coordenador Geral do Sinttel Rio, Luís Antônio, esteve presente no G20 Social, onde discutiu a precarização do trabalho em telecomunicações. Essa foi uma das principais bandeiras da federação, que reafirmou seu compromisso de não descansar até alcançar melhores condições para os trabalhadores e trabalhadoras do setor. Durante o evento, realizado no Espaço Kobra, no Boulevard Olímpico, na região portuária do Rio, houve reflexões sobre o tema com os participantes e ampliação do debate com o público.
Na mesa temática do G20 Social, lideranças abordaram o impacto da precarização do trabalho, com destaque para os setores de teleatendimento e rede. A terceirização crescente, jornadas extenuantes, como o modelo 6×1, e a falta de estabilidade foram apontados como desafios críticos enfrentados por esses profissionais.
Sindicatos e movimentos sociais aproveitaram a oportunidade para defender uma jornada de trabalho mais humana e a valorização dos trabalhadores. Reforçaram a importância de um ambiente laboral que respeite os limites físicos e mentais, destacando que garantir a dignidade no trabalho requer ações coordenadas e globais.