Brasil Gera 1,69 Milhão de Empregos em 2024 e Mantém Tendência de Crescimento

O mercado de trabalho brasileiro fechou 2024 com saldo positivo na geração de empregos formais. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o país criou 1,69 milhão de postos de trabalho com carteira assinada, um aumento de 16,5% em relação ao ano anterior.

Setores em Alta
O setor de serviços foi o principal responsável pelo crescimento, gerando 929 mil novos empregos. O comércio ficou em segundo lugar, com 336 mil vagas, seguido pela indústria (306 mil), construção civil (110 mil) e agropecuária (10 mil).

Destaques Regionais
São Paulo liderou a geração de empregos, com 459 mil novas contratações, seguido pelo Rio de Janeiro (145 mil) e Minas Gerais (139 mil). Todas as regiões do país apresentaram crescimento no número de empregos formais.

Mulheres e Salários
Um dos destaques do levantamento foi o aumento da participação feminina no mercado de trabalho. Além disso, o salário médio de admissão subiu para R$ 2.177,96, refletindo uma recuperação gradual do poder de compra dos trabalhadores.

Desafios e Perspectivas
Apesar do saldo positivo no ano, dezembro registrou uma queda de 535 mil empregos, fenômeno comum no período devido ao encerramento de contratos temporários. Especialistas avaliam que a economia brasileira deve seguir crescendo em 2025, impulsionada por investimentos públicos e aumento do consumo interno.

O que esperar para 2025?
A expectativa do governo e do setor produtivo é que o crescimento da geração de empregos continue ao longo deste ano, principalmente com a recuperação da indústria e o fortalecimento do setor de serviços.

🔎 Acompanhe as atualizações e fique por dentro das tendências do mercado de trabalho!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *