DENÚNCIA

Carta da Uni Global exige que Teleperformance respeite trabalhadores

14/12/2020 - 15h04 - Federação Livre - Redação

A UNI Global Union editou uma carta compromisso mundial denunciando atitudes e comportamentos antissindicais da TELEPERFORMANCE e de desrespeito aos direitos humanos, a saúde e a segurança de seus/suas empregados/as durante esta pandemia COVID-19 em todo o planeta.

A Federação Livre, filiada à UNI Global Union, soma esforços nesse compromisso de defesa dos interesses dos/das trabalhadores/as na Teleperformance no Brasil, especificamente no call center da empresa localizado em Natal, no Rio Grande Norte, base de atuação do Sinttel-RN, representado pela Livre.

A Teleperformance é a maior provedora de serviços de call center/teleatendimento do mundo, com operações em 80 países e mais de 330.000 empregados/as, fornecendo atendimento ao cliente para várias das maiores marcas e empresas do mundo.

Carta Compromisso da UNI em defesa da saúde, segurança e dos direitos humanos dos/as trabalhadores/as na Teleperformance.

Compromisso dos sindicatos em garantir que a Teleperformance respeite a saúde e a segurança, bem como direitos humanos.

Nós nos reunimos como sindicatos que representam a ICTS e os trabalhadores de call centers em todo o mundo para solicitar coletivamente à Teleperformance que respeite os direitos humanos, a saúde e a segurança de seus funcionários durante esta pandemia COVID-19.

A Teleperformance é a maior provedora de serviços de call center do mundo, com operações em 80 países e mais de 330.000 empregados/as, fornecendo atendimento ao cliente para várias das maiores marcas e empresas do mundo.

Em 2020, após a propagação da pandemia COVID-19 ao redor do mundo, as condições de trabalho dos trabalhadores da Teleperformance incluem:

Em resposta a esses graves problemas durante o ano, trabalhadores em muitos países do mundo tomaram medidas para proteger os/as trabalhadores/as, incluindo:

Em vários casos, a Teleperformance retaliou funcionários que tentaram fazer valer seus direitos. Por exemplo, na Polônia, dois funcionários da Teleperformance que participaram da fundação de um sindicato durante a pandemia foram demitidos. À medida que a pandemia se espalhava, a Teleperformance transferia muitos trabalhadores para o trabalho em casa (home office), criando uma série de outros problemas, incluindo:

• Instalação de webcams para monitorar os trabalhadores e o ambiente de trabalho em casa.
• Obrigação de inspeções domiciliares nas zonas de trabalho domiciliares na Grécia.
• Requisitos rígidos para um ambiente de trabalho que muitos funcionários acham difícil de cumprir, incluindo telas longe das janelas ou visíveis para outros membros da família.
• Não há compensação quando há falha na rede ou falta de energia.
• Falta de compensação monetária pelo uso do espaço doméstico, internet e energia elétrica.
• Introdução da tecnologia de monitoramento de IA que avalia e pontua todas as interações com os clientes, incluindo o tom de voz e o humor do funcionário e do cliente.

A Aliança Sindical da Teleperformance está empenhada em apoiar uns aos outros entre seus membros, bem como apoiar os trabalhadores que lutam para se organizar para defender seus interesses em todo o mundo. Temos o compromisso de usar nossa voz coletiva para garantir que os trabalhadores estejam seguros no trabalho e sejam tratados de forma justa durante a pandemia COVID-19 e depois dela.

Especificamente, concordamos em:

Todas as ações descritas acima serão realizadas para garantir o respeito aos direitos humanos e à saúde e segurança em todas as operações da Teleperformance e para garantir que todos os funcionários da empresa sejam tratados com justiça e dignidade.

(Tradução: Google Tradutor)