CLARO: RENOVAÇÃO DO ACORDO APROVADA

11/10/2022 - 20h10 - Federação Livre - Rosângela

Trabalhadores e trabalhadoras da Claro dos sete estados com sindicatos filiados à Federação Livre (Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Rio Grande Do Norte, Rio de Janeiro e Rondônia) participaram da assembleia virtual realizada nesta terça-feira(11) e aprovaram a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Quase três mil empregados(as) da operadora participaram da assembleia. A aprovação da proposta se deu por ampla maioria, mais de 85% dos participantes votaram a favor da aceitação do novo ACT.

Confira os itens principais do Acordo 2022/2023:

– Reajuste salarial: 6% em 1º setembro 2022;

– Benefícios: todos, exceto VA/VR, serão reajustados em 100% da inflação, ou seja,8,83%;

VA/VR (de todo os Estados) serão reajustados com percentuais que vão variar de 13,8% a 65%;

O benefício VR/VA no Rio de Janeiro que, atualmente, tem três valores (R$ 31,38, 36,05 e 38,67) vai ser unificado no valor único de R$ 51,00.

– PPR 2022 – Mantidos os critérios do ano 2021, inclusive data pagamento

A empresa pagará, no contracheque de outubro, em dinheiro, as diferenças do VR/VA de set, out e nov/22 (nov/22 porque o benefício já foi comprado com valor sem reajuste).

O Acordo garante também a manutenção das demais cláusulas.

PPR 2022 – Programa de Participação nos Resultados

Com a aprovação, se mantém inalteradas as metas e critérios do PPR 2021, com a possibilidade de pagar até 3,6 salários em caso de atingimento de 100% de todas as metas e critérios. Elegibilidade mínima de 30 dias. São os seguintes os valores parciais apurados até ago/2022, considerando o target de 3,6 salários: Corporativo: 69,98%; Consumo: 71,92%; e Empresarial: 62,52%. Nestes resultados parciais falta incluir os resultados das diretorias/equipes

Pagamento até 31 de março, mas a empresa prometeu se esforçar para pagar na sexta-feira, antes do Carnaval.

A luta continua, não termina na Campanha Salarial.