Direito de acesso ao aborto

Comitê de Mulheres da Uni condena ataque dos USA as mulheres

30/06/2022 - 12h08 - Federação Livre - Tânia Trento

Redação: Uni Américas

Depois que a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou o direito constitucional ao acesso ao aborto naquele país, o Comitê de Mulheres da UNI Américas emitiu uma declaração condenando a decisão como um ataque aos direitos das mulheres, à liberdade de escolha e um preocupante retrocesso nos relógios.

“Não aceitaremos este passo de volta ao passado – lutaremos e apoiaremos a liberdade de escolha. Esta decisão afetará particularmente os trabalhadores, porque o direito ao aborto está sendo tirado das mulheres pobres”, disse a Secretária Geral da UNI, Christy Hoffman. “Estou preocupado com mulheres jovens, como minha filha. Como ela pode ter menos direitos do que eu? Essa decisão não representa a maioria e vamos continuar lutando”.

“A decisão anula décadas de ganhos das mulheres no acesso a serviços sexuais e reprodutivos e reforça uma tendência já alarmante em todo o mundo onde os governos legislam e limitam os direitos das mulheres”, diz o comunicado .

Os dados mostram que restringir o acesso ao aborto não reduz o número de abortos. Na verdade, as restrições são mais propensas a empurrar as mulheres para procedimentos inseguros. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, em países onde os abortos são mais restritos, apenas 1 em cada 4 abortos são seguros, em comparação com quase 9 em cada 10 em países onde o procedimento é amplamente legal.

A proibição do aborto pode resultar em procedimentos inseguros que são acompanhados por complicações físicas e mentais, bem como encargos sociais e econômicos para as mulheres, afetando comunidades e sistemas de saúde. Essa decisão aprofundará a desigualdade sistêmica e dificultará a construção de democracias fortes.

Em nome de milhões de mulheres trabalhadoras do setor de serviços, o Comitê das Mulheres se opôs a qualquer medida que prejudique os direitos humanos das mulheres e enfatizou que esses ataques fazem parte de um padrão de retórica de extrema direita que explora as mulheres para promover suas agendas políticas.