Apoio e Solidariedade

Greve dias 24 e 25/03 na Teleperformance na Tunísia e França

23/03/2021 - 16h23 - Federação Livre - Redação

A Federação Livre manifesta todo apoio e solidariedade aos/às trabalhadores/as de língua francesa na Teleperformance Alliance na Tunísia, França e Marrocos.

O sindicatos de trabalhadores no mercado francófono convocaram  greve nos dias 24 e 25 de março na Teleperformance devido à recusa da empresa em oferecer qualquer aumento salarial.

Na Tunísia, o sindicato UGTT convocou uma greve, já que a empresa se recusou a oferecer aumento de salários, apesar da taxa de inflação anual ser de quase 6%. Os trabalhadores ganham um salário-base de 230 Euros por mês, algo em torno de  R$ 1.506,50 na cotação do Euro em 23/03) que já era muito baixo para o custo de vida na Tunísia. Os alugueis das habitações mais básicas na Tunísia custam cerca de 200 Euros por mês (R$1.310). Há 8.500 funcionários da Teleperformance na Tunísia e é o maior país de língua francesa na operação global da Teleperformance.

Na França, há negociação coletiva setorial com todos os empregadores do contact center, incluindo a Teleperformance, bem como outras empresas como Sitel, Comdata e Majorel. Os empregadores também se recusaram a oferecer qualquer aumento salarial aos trabalhadores. Como resultado, as filiais da Centrais Sindicais francesas UNI Global Union, da CGT (Confederação Geral do Trabalho) e da FO (Força Operária ) convocaram uma greve também nos dias 24 e 25 de março, em todas as empresas de contact center. O sindicato francês SUD também está convocando uma greve nestes dois dias. Existem cerca de 2.000 funcionários permanentes na Teleperformance da França e outros 1.200 funcionários trabalhando para a empresa na linha direta de vacinação COVID do governo.

No Marrocos, o sindicato UMT protestará nos sites da Teleperformance nos mesmos dois dias. Marrocos também é um país que trabalha na língua francesa.

Protestos na Tunísia

Trabalhadores da Teleperformance por meio de seu sindicato, o UGTT (Sindicato Geral do Trabalho da Tunísia), têm organizado protestos em frente aos prédios da Teleperformance. Você pode acompanhar os protestos na página do sindicato no Facebook.  Desde a semana passada há grandes protestos de trabalhadores da Teleperformance na Tunísia.

A Teleperformance respondeu, publicando em sua página do Facebook, ameaças de transferir o trabalho feito na Tunísia para Marrocos ou outros países de língua francesa na África Subsaariana, como Madagascar.

Conclusão

Os resultados financeiros da empresa são muito bons, com crescimento receita em 2020 de 11%. Daniel Julien teve  salário, como CEO e presidente, de 17 milhões de Euros em 2020, um aumento de 4 milhões de Euros em relação a 2019. Daniel Julien foi o terceiro CEO mais bem pago da França em 2019. E este ano ele aumentou seu salário ainda mais. É vergonhoso que o CEO francês da empresa tenha aumentado seu salário em 4 milhões de Euros, enquanto os trabalhadores na Tunísia e na França tiveram congelamento de salários.

Nota da UNI

Sindicatos de todo o mundo apoiam trabalhadores em greve da Teleperformance na Tunísia e na França

UNI Teleperformance Trade Union Alliance emite declaração em solidariedade às demandas dos trabalhadores durante as ações de 24 a 25 de março

NYON, Suíça e PARIS — Em uma demonstração global de solidariedade, a Teleperformance Trade Union Alliance está emitindo a seguinte declaração em apoio aos trabalhadores que farão greve na Tunísia e na França nos dias 24 e 25 de março. A aliança, composta por 21 sindicatos nacionais, também está ao lado dos trabalhadores da Teleperformance no Marrocos que protestarão nestes dias.

“A Teleperformance lucrou durante a pandemia. A gigante de contact center com sede em Paris teve receita recorde, aumento da remuneração dos executivos e alta acentuada nos preços das ações.

“Infelizmente, a empresa não compartilhou sua prosperidade com os trabalhadores que se sacrificaram para manter o sucesso da empresa durante o COVID-19. É por isso que os trabalhadores na Tunísia, França e Marrocos não têm outra escolha a não ser agir.

“Na Tunísia, de longe o maior país na operação de língua francesa da Teleperformance, os cerca de 8.500 trabalhadores ganham um salário-base mensal de € 230 – não o suficiente para pagar aluguel e comida para muitos.

“Apesar desse salário de pobreza, a Teleperformance ofereceu um aumento salarial de zero por cento para sua força de trabalho tunisiana. Junto com uma taxa de inflação de quase 6%, essa estagnação equivale a um corte de pagamento para os trabalhadores que já estão ganhando um salário abaixo da média.

“Na França, onde muitos funcionários da Teleperformance ganham em torno do salário mínimo mensal, a empresa também não está oferecendo um aumento salarial. Milhares desses funcionários são essenciais para a recuperação do COVID-19 do país, pois ajudam a programar as vacinações, e alguns precisam usar seu próprio equipamento para fazer o trabalho em casa.

“A vergonhosa mesquinhez da empresa com os trabalhadores contrasta fortemente com a generosa remuneração do CEO e presidente Daniel Julien. Ele deve receber um aumento salarial de € 4 milhões – para € 17 milhões – se aprovado pelos investidores. Este é um dos pacotes de remuneração mais altos do CAC40.

“A UNI Teleperformance Trade Union Alliance convoca os clientes da Teleperformance e seus grandes clientes nesses países – Amazon França, Orange, SFR, Free, Canal +, o serviço de vacinação da Covid do governo francês – para garantir que os trabalhadores ganhem o sustento, que eles são recompensados ​​por sua dedicação durante a pandemia e por não serem disciplinados por exercer seus direitos sindicais ”.

Os sindicatos filiados à UNI que participarão da greve são UGTT (Tunísia), CGT (França) e FO (França). UMT em Marrocos vai protestar. Também participa da greve o sindicato francês SUD. A ação francesa faz parte de um esforço setorial para elevar os padrões de todas as empresas, com greves ocorrendo em outras empresas, como Sitel e Comdata.

Empresa francesa, a Teleperformance é a maior empregadora de contact center em todo o mundo, empregando mais de 380.000 funcionários em 80 países.