OI: ASSEMBLEIA E LIVE PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA

10/10/2022 - 17h33 - Federação Livre - Rosângela

Trabalhadores e trabalhadoras da Oi têm compromissos importante esta semana: live de esclarecimento sobre a proposta da operadora para renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e assembleia para que decidam sobre aprovação ou não. A live será realizada na próxima quinta-feira(13), às 19h. No dia seguinte, sexta (14), das 7h às 19h, será realizada a assembleia virtual.

O processo de negociação visando a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho chegou ao fim na semana passada. Tivemos inúmeras reuniões. Várias tentativas frustradas, principalmente levando em consideração a situação difícil da empresa. Apesar disso, felizmente construímos a muitas mãos uma proposta que, ao menos parcialmente, contemplou nossa pauta de reivindicações deste ano.

Ela contém a correção completa nos salários e nos benefícios da inflação dos últimos dez meses (6,3%). Importante registrar que, este ano, por conta da mudança de data-base de novembro para setembro, o período é de 10 meses e não 12.

Um novo e reivindicado benefício, o auxílio home office para quem predominantemente trabalha nesta modalidade foi contemplado. Assim como um abono compensatório, pelo fato dos reajustes não serem de imediato, no valor de R$ 1.959,00 em tíquete, sendo R$ 1.000,00 na próxima semana e R$ 959,00 no dia 12 de dezembro. O abono será pago para todos os trabalhadores em atividade, independentemente do cargo ou função.

A diretoria da Livre entende que, neste cenário que estamos vivendo no Brasil e por conta da situação extremamente complexa da Oi, é uma proposta com aspectos positivos. A decisão final cabe aos trabalhadores e trabalhadoras em assembleia nacional virtual nos sete estados da Livre (AM, CE, ES, PE, RJ, RO e RN).

Para participar da live, basta acessar o Youtube da Federação Livre ou o Facebook da Livre, na quinta-feira(13), às 19h. O link para votação na assembleia virtual estará disponível nos sites dos sindicatos e da Livre, na sexta (14), das 7h às 19h. Sua participação é fundamental.

Proposta negociada:

1. Reajuste salarial de 6,3% (que é o INPC integral do período), no próximo mês de maio;

2. Reajuste nos benefícios (tíquete, creche e creche especial) de 6,3%, no próximo mês de janeiro;

3. Abono de R$ 1.959,00 (em tíquete, sendo R$ 1.000,00 imediato e o restante no dia 12/12);

4. Auxílio home office de R$ 70,00 mensais para quem predominantemente trabalhar neste formato, mais os planos de internet com 50 GB e serviço móvel celular free;

5. Adiantamento de 50% do décimo terceiro salário de 2023, no dia 22/12;

6. Manutenção de todas as outras cláusulas do atual acordo coletivo de trabalho por mais 2 anos.