Negociação do Acordo Coletivo

Sindicatos do AM, RN CE e PE chegam a uma proposta com a Serede

14/05/2021 - 20h02 - Federação Livre - Tânia Trento

A negociação das Cláusulas Econômicas do atual Acordo Coletivo com a Serede/Oi que tem validade de 2 anos (até 2022) chegou-se a uma proposta que os sindicatos –  Sinttel-Amazonas, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte – aceitaram apresentar aos/às trabalhadores/as, em assembleias de avaliação, para aprovação ou não. A reunião começou no dia 10 de maio e terminou no final da tarde do dia seguinte, em Fortaleza/CE.

Após várias discussões em que a empresa e sindicatos apresentaram propostas e contrapropostas chegou-se ao seguinte entendimento:

Reajuste nos Salários: 4%, sendo 2% em julho e 2% em novembro/21.
Reajuste nos Benefícios –  VA/VR, Auxílio Creche, Auxílio Filho Especial, Complementação VA/VR:  4%, sendo 2% em junho e 2% em novembro/21.
– Indenização Compensatória:  A empresa propõe o valor de R$ 300,00 no mês de junho/21.
Ticket Natal
Manutenção das condições do acordo atual. No caso do Pernambuco os valores serão reajustados de acordo com os percentuais acima definidos.
– Agregamento de veículo: Haverá uma análise individual das diversas tabelas dos estados ligados a Federação LIVRE, onde o impacto final comporte um ajuste de 5%.
-PPR: A empresa irá apresentar aos sindicatos o modelo 2021 em até 60 dias, após a aprovação do acordo.

È importante que os/as trabalhadores/as fiquem atentos para a convocação das assembleias nos seus estados.

A comissão da Federação LIVRE – formada pelos/as sindicalistas Lacy da Mata (Sinttel-AM), Francisco Bezerra Júnior (Sinttel-RN), José Lamartine de Vasconcelos e Maria Cíntia Matias dos Santos Sturm (Sinttel-PE), João César Barbosa de Assis e Francisco Milton Ferreira (Sinttel-CE) apresentou algumas reivindicações importantes para os representantes da Serede, Luciano da Silva Rodrigues e Edimilson Alves de Oliveira.

Pandemia:
Foi pedido para a empresa discutir com os sindicatos a possibilidade de compra das vacinas, visando ao cumprimento da lei 14.125/21 e que haja ação da empresa junto aos governos para inclusão dos empregados como prioridade no programa nacional de imunização. A empresa se comprometeu com os sindicatos em fazer um encontro virtual para tratar da COVID 19 em até 30 dias.

Saúde mental: chamaram a atenção para a questão da saúde mental e a possibilidade da queda da produtividade e da saúde física dos trabalhadores, reivindicando uma ação especifica da empresa nesse sentido.

Solidariedade: apoio logístico da empresa para auxiliar as ações sindicais de arrecadação e ou distribuição de benefícios para empregados e ex-empregados, do segmento, que estejam passando por necessidades básicas.

Sem desconto no Auxilio-Alimentação: A Comissão solicitou que no período de ausência dos/as empregados/as com suspeita ou infectados/as pelo Coronavírus não haja desconto do benefício.

Escola Espanhola:
Implantar para todos os empregados a partir de 01 de junho e ajustar eventuais desvios.

RV metálico:
A empresa apresentou aos sindicatos a nova política de RV dos empregados ligados ao segmento metálico e dará conhecimento aos gestores visando a multiplicação da nova política antes da data da assembleia.

Treinamento Técnicos do Cobre:
Os sindicatos solicitaram da empresa a possibilidade de parceria. A SEREDE envidará esforços no sentido de priorizar o suprimento das vagas do segmento Fibra Ótica com o pessoal existente em seus quadros, principalmente dos profissionais da “rede de cobre”.

Pagamento de PPR para ex-empregados:
A Comissão da Livre sinalizou uma deficiência dos RH locais em dar retorno  aos ex-empregados quanto aos pedidos de pagamento do PPR/20. A empresa respondeu que todos que solicitaram o referido pagamento, através do requerimento disponibilizado, foi recebido e será pago na data acertada.

Teletrabalho (home office)
Os sindicatos apresentaram uma pauta de reivindicações e solicitaram uma posição da empresa quanto ao tema. De pronto, os representantes da empresa, explanaram como é o tratamento atual para os casos existentes e futuros, descrevendo a política existente, cuja aceitação é optativa, com utilização de internet roteada pelo aparelho celular. Ela apresentou o volume de pessoas que já aderiram e o cuidado que é dado, principalmente quanto a questão de segurança no trabalho através de visitas do SESMT, embora não forneça mobiliário.

Remuneração dos GAs.
Os sindicatos cobraram da empresa a equiparação dos pisos salariais de GAs, que executam a mesma atividade, mas recebem valores diferenciados. A empresa informou que para a negociação, fará uma proposta para reduzir o impacto da diferença, mas ainda deverá continuar com algumas situações, as quais deverão ter outros tratamentos que estão sendo estudados.

Diárias de Viagem/ Deslocamentos.
Tema crítico em diversas unidades da SEREDE.
As principais reclamações são o Valor da diária, hospedagem, viagem sem disponibilização de recurso, viagem de empregados de um estado para execução de serviço em outro estado, lavanderia e disponibilidade de água. Foi dito pelos representantes da empresa que este assunto ainda não tem uma definição, mas que o tema está sendo discutido com as áreas envolvidas, sem uma previsão de tempo para que se resolva.

A Comissão da Livre reivindicou a reavaliação da distância adotada hoje em relação ao deslocamento, especialmente, para os trabalhadores do interior cujas distancias aumentaram. Ficou registrado que há critérios da política de viagem que não são do conhecimento de todos e que há diferença de valores entre trabalhadores da ADM e da Operação. Os representantes sindicais pediram que seja corrigido. A empresa afirmou que avalia tratamento dos casos para redução da insatisfação.